O documentário Terra Deu, Terra Come, grande vencedor do Festival É Tudo Verdade 2010, será lançado de uma forma inusitada: em circuito comercial, nas grandes salas dos multiplexes, e nos mais de 800 cineclubes contemplados pelos editais do Cine Mais Cultura. O objetivo dessa proposta é que o filme chegue em várias regiões do país. Segundo o diretor do documentário Rodrigo Siqueira, “a missão é fazer o filme ser visto pelo máximo de pessoas possível, em todos os cantos do país”. Ligado ao Cine Mais Cultura desde 2009, o Grav participará do lançamento exibindo o filme no dia 15 de outubro às 21 horas no Cine Metrópolis.

No filme, Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto-mise-enscène instigante. Não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro.

A direção é de Rodrigo Siqueira com colaboração de Pedro de Alexina. Com formação em jornalismo, o diretor mineiro Rodrigo Siqueira entrou para o cinema como pesquisador para o longa-metragem de ficção que abordava a trajetória da Radio Favela de Belo Horizonte. A partir dessa experiência, realizou o documentário Aqui Favela, o Rap Representa, vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Pesquisa no Festival Internacional de Filme Etnográfico do Rio de Janeiro em 2003 e exibido em rede nacional pela Tv Cultura, atingindo cerca de 800 mil espectadores e tendo excelente repercussão.

Lançamento do Documentário Terra Deu, Terra Come
(Brasil, 2010, 88 min)
Dia: 15/10/2010
Hora: 21:00
Local: Cineclube Metrópolis, Ufes
Entrada Gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s