Na próxima semana acontece a “Mostra Acidentes Televisivos” com a exibição da série “A Pedra do Reino” dirigido pelo renomado diretor nacional Luiz Fernando Carvalho.  As sessões serão entre os dias 3 a 5 de maio no Auditório do Centro de Artes (Cemuni IV), da Ufes. No dia 5 além da exibição do último capítulo da série, às 19h, vai rolar um debate, a partir das 20h, com o Professor Doutor Raimundo Carvalho, da Universidade Federal do Espírito Santo e o dramaturgo Wilson Coelho, da Escola de Teatro e Dança-FAFI.

Exibida em 2007, pela TV Globo, “A Pedra do Reino” é a primeira das séries do Projeto Quadrante, organizado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho em parceria com a Globo. O projeto tem como objetivo adaptar quatro obras da literatura brasileira de diferentes regiões do Brasil para TV. As já produzidas foram: “A Pedra do Reino” e “Capitu”. As próximas que serão produzidas são: “Dois Irmãos”, escrita por Milton Hatoum e “Dançar Tango em Porto Alegre”, escrita por Sérgio Faraco.

“A Pedra do Reino” é uma releitura da obra do autor Ariano Suassuna. A história é narrada pelo personagem Pedro Diniz Ferreira Quaderna, em três momentos. No primeiro, ele está preso durante o período do Estado Novo, em Taperoá, no interior da Paraíba, e começa a escrever sua história, a partir das memórias de seus ancestrais. No segundo, aparece como um velho palhaço que conta seu passado num teatro improvisado no centro do vilarejo. Por fim, enfrenta o juiz corregedor que investiga a morte de seu padrinho, Dom Pedro Sebastião Garcia-Barreto. A trama possui enorme valor artístico e cultural, e linguagem vanguardista, que se caracteriza pela inovação e estética riquíssima. A proposta central é apresentar diferentes formas de sentir e se emocionar, a partir de elementos da cultura popular brasileira, trabalhados de forma lúdica.

A Mostra Acidentes Televisivos tem como tema constante a integração entre cinema e televisão. A Mostra já está no seu segundo mês e, até dezembro, vai exibir experiências produzidas por grandes autores do cinema contemporâneo sempre na primeira semana do mês.

PROGRAMAÇÃO

A Pedra do Reino de Luiz Fernando Carvalho
(Brasil, 2007, 230 min – 5 episódios)
Segunda-feira (05/05)
19h: Capítulo 1
(47 min)
20h: Capítulo 2
(35 min)
Terça-feira (06/05)
19h: Capítulo 3
(52 min)
20h: Capítulo 4
(43 min)

Quarta-feira (07/05)
19h: Capítulo 5
(50 min)
20h: Debate com o Prof. Dr. Raimundo Carvalho (UFES) e o dramaturgo Wilson Coelho

Anúncios

»

  1. Rosane disse:

    Olá! Sou ro Rio de Janeiro, estou passeando pela cidade e me interessei pelo evento, mas creio q as datas de exubição de “A pedra do Rei”, indicando o mês de abril, estão erradas não?! Gostaria muito de participar do evento, há possibiliade de envio das coordenadas do local dentro da faculdade p/ o meu e-mail?!

    Obrigada e sucesso a vcs 😉

    • grupograv disse:

      Olá Rosane,
      realmente estava com o mês errado, mas os dias são esses mesmo.
      Agora já está correto.

      A propósito qual é o seu e-mail?
      Envie pra gente ( grupograv@gmail.com ), que enviaremos onde fica o local detalhadamente.

      De qualquer forma, segue uma explicação a baixo:
      O Centro de Artes fica ao lado do Cine Metrópolis. O Auditório do Centro de Artes fica no prédio chamado Cemuni IV, que é o prédio do Curso de Desenho Industrial.

  2. Vera Moreira disse:

    Vocês teriam alguma notícia sobre a continuação do Projeto Quadrante? A Rede Globo tem alguma previsão para levar ao ar as duas outras séries?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s