Cartaz de setembro - Vitor Sugimoto, São Paulo

Cartaz de setembro - Vitor Sugimoto, São Paulo

Curtas, médias e longas-metragens, com roteiro, personagens, narrativa e linguagem próprios, criados a partir de jogos de videogame como The Sims, The Movies ou do espaço Second Life, integram a Mostravídeo Itaú Cultural de setembro. A curadoria é da francesa Isabelle Arvers, especialista em vídeo, jogos de computador, animações para web e cinema digital. As exibições são realizadas no Cine Metrópolis, todas as sexta-feiras do mês – dias 4, 11, 18, 25.


A palavra machinima é uma contração das palavras inglesas cinema e machine (máquina) e designa esta nova forma de fazer audiovisual. O fenômeno surgiu nos anos 1990 e na atualidade existem uma academia e um festival consagrados nos Estados Unidos, Ásia e Europa. Recentemente, sites de jogos como The Sims 2 e The Movies disponibilizaram na rede ferramentas específicas para permitir aos internautas a criação de curtas.


“Assistimos, então, a uma democratização do fenômeno de transformação do videogame”, observa a Isabelle Arvers. “Os filmes desligam-se progressivamente do universo de jogos que os compõem e tornam-se uma crítica social ou política, talk shows ou obras de arte”, completa.

Confira a programação completa aqui. É nessa sexta, dia 04, às 21h, no Cine Metrópolis. Entrada franca!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s