Esse aí do título é o programa de hoje na Mostravídeo de julho, “Berlim: trânsitos e transformações”, com curadoria de Hugo Fortes. Vejam o comentário do curador e alguns trechinhos dos vídeos aqui!

É hoje, sexta 17, às 21h. Entrada franca, no Metropolis!

"Blue Box Berlim", de Nina Hoffmann

"Blue Box Berlim", de Nina Hoffmann

Programa 3 – Artificialidade e consumo
Em um mundo tomado pela globalização e pelo capitalismo, a cidade começa a perder sua identidade histórica e as fronteiras entre realidade e ficção tendem a se dissolver. O olhar pós-moderno destes artistas volta-se para as imagens anestesiantes da publicidade e da moda.

Blue Box Berlin [Berlim Caixa Azul]
Nina Hoffmann, Alemanha, 2009, 11 min
As imagens de grandes cartazes de publicidade servem de pano de fundo para os acontecimentos deste filme. A artificialidade é reforçada pela apresentação de uma falsa pesquisa de opinião, na qual a personagem responde a perguntas absurdas e genéricas em um cenário construído.

Miss Baghdad
Frederic Detjens, Alemanha, 2007, 80 min
O personagem principal desta obra se vê impossibilitado de organizar um protesto contra a guerra do Iraque porque, em uma cidade tomada pela moda, pela publicidade e pela vida superficial, ninguém lhe dá atenção. Ele tem sua vida modificada após conhecer um publicitário, disposto a transformá-lo em um líder midiático. Porém, encontra, novamente, apenas superficialidade e um glamour sem sentido. A filmagem privilegia o uso do chroma key, o que provoca um desencontro entre os cenários e os personagens, transmitindo a ideia de que tudo é falso, passageiro e superficial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s