"Zero" - Sabrina Montiel-Soto, França, 2003

"Zero" - Sabrina Montiel-Soto, França, 2003

Nesta sexta, dia 26, às 21h, apresentamos o último programa de junho,  mês de “Observatórios” e curadoria de Paula Alzugaray. Leia textos sobre os vídeos, e confira!

Programa 3 – Imaginário

Reconstruções poéticas de registros de câmera. Histórias que se aproximam do terror, do suspense, da ficção científica, da fábula e da crônica de costumes. Narrativas que se equilibram no limite da possibilidade.

Ceia

Sara Ramo, Brasil, 2001, 12min30s

Filmado em um único plano, o trabalho mostra a preparação de um jantar e a gradual desconstrução de uma cozinha. O ritual denuncia a frágil ordem do cotidiano e anuncia a desordem e a impossibilidade como método.

Tokyo

Rodrigo Matheus, Brasil, 2008, 6min25s

Zoom out da cidade de Tóquio, gravado via satélite. O trajeto parte de uma distância de seis metros de altura do chão, quando ainda é possível discernir casas e ruas, e termina no ponto em que os ícones de sinalização do Google Earth transformam a cidade em pura virtualidade.

retratante_e_retratadoRetratante e Retratado

Cristiano Lenhardt, Brasil, 2007, 2 min

Na origem dos tempos, quando ainda não existia significante ou significado, dois seres sem identidade estabelecem as primeiras formas de contato. Nessa linguagem original, os signos iniciais são flashes, obturadores, disparadores, lentes e instrumentos musicais.

Zero

Sabrina Montiel-Soto, França, 2003, 5 min

Após cirurgia, uma laranja geneticamente modificada escapa de um laboratório de pesquisas. Seu percurso é acompanhado pela câmera.

Floreados do Repique

Gabriela Greeb, Brasil, 2000, 21 min

Contemplativo e participativo, o vídeo busca captar o encontro fortuito do samba com o hip-hop e os territórios sonoros do Rio de Janeiro durante o Carnaval.

Canto Doce – Pequeno Labirinto

Caetano Dias, Brasil, 2007, 18min25s

A preparação de um labirinto de açúcar, desde seu cozimento até sua instalação numa estação ferroviária de Salvador, onde o trabalho desperta reações públicas e incita participações poéticas. Documentário híbrido, o vídeo é o registro da construção de uma realidade à parte.

Nightmare

Janaina Tschäpe, Estados Unidos, 2001, 3min52s

Transfigurações do corpo e distorções da voz fazem com que os âmbitos da vida, da morte, do sonho e da cinematografia se entrelacem em uma mesma matéria imprecisa.

La_Patrulla_01La Patrulla Oceanica

Sabrina Montiel-Soto, Venezuela, 2007, 9 min

A vigilância e seus sistemas de observação e controle são as questões centrais desta ficção. Um vigilante da Atlântida sobe à superfície para fazer pesquisas sonoras. Um misterioso bambolê acompanha-o nas buscas. Durante o caminho, será revelado o verdadeiro propósito da viagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s