Realizado pelo Grupo de Estudos Audiovisuais através do Departamento de Comunicação Social da Ufes, acontece entre os dias 4 e 7 de julho o 1º Seminário Internacional “Cinema, Tecnologia e Percepção”. O evento é integrante da tour de force cultural e intelectual que as datas comemorativas do Ano da França no Brasil promovem no país em 2009. As obras de dois grandes cineastas franceses e um ciclo de conferências com a presença de nomes da Université Paris (VIII) marcam a programação, sediada no Campus de Goiabeiras.

Dentro da agenda do Seminário, uma mostra de filmes em homenagem aos realizadores Jean Luc Godard e Jean-Henri Roger. Serão apresentados aos capixabas de forma integral a série Histoire(s) du Cinema, realizada por Godard, e filmes do cineasta, pesquisador e professor do departamento de Cinema da Université Paris VIII, na França, Jean-Henri Roger.

Na abertura do evento, Roger inicia o ciclo de conferências com o tema A Imagem como ficção do visível. As discussões também contam com a participação de debatedores da Université Paris VIIIEric Lecerf, Plínio Prado Jr., Marie Bardet, e Stefanie Baumann, o argentino Hernán Ulm da (UNSA), além de Erick Felinto (Uerj), Adalberto Miller (UFF) e Tadeu Capistrano (UFRJ).

Além da Mostra e das Conferências, oficinas e lançamentos de livros integram a agenda do Seminário. Confira aqui a programação completa e faça sua inscrição!

O ano da França no Brasil é mais que um conjunto de comemorações e celebrações de uma relação de intercâmbio cultural longa, contínua e profícua. Realizando atividades culturais dos mais variados formatos, seu principal objetivo é servir para o início, a manutenção e a retomada de contatos entre o Brasil e a França. Meios privilegiados de contato, a universidade e a arte têm o papel de agentes sociais e culturais de relações não apenas entre economias, pessoas e línguas, mas também – e talvez sobretudo – entre humanidades.

Com a realização do Seminário Internacional “Cinema, Tecnologia e Percepção: Novos Diálogos”, o GRAV dá continuidade a uma série de eventos voltados para o fomento da pesquisa e discussão das linguagens e estéticas audiovisuais no Espírito Santo.

O evento é uma realização do Grupo de Estudos Audiovisuais – GRAV e do Departamento de Comunicação Social da Ufes, da Universidade Federal Fluminense, do Instituto Marlin Azul, da Université Paris (VIII), do Ano da França no Brasil. Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, pela Prefeitura de Vitória e pelo grupo Arcelor Mittal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s