O Grav continua se mexendo, e fez, na sexta-feira, 06/06, a primeira reunião do Núcleo de Pesquisa do Grav! Aí vai uma idéia do que ficou estabelecido.

Definimos algumas questões de funcionamento e metodologia:

– o Curtiss montou um programa dividido em seis módulos, cada um com 4 ou 5 livros-base (que vai ser postado daqui a pouco!). Os dois primeiros módulos são os básicos e obrigatórios. A partir do terceiro, eles podem variar de acordo com os interesses e necessidades de cada um e do grupo. Os livros de cada módulo podem (e devem) ser acompanhados de leituras paralelas, cada membro do grupo pode (e deve) organizar seus próprios estudos.

– e aí, como funciona? Com o programa nas mãos, cada membro decide em que módulo entrar, já que cada um tem sua própria bagagem de leitura anterior. Então, nas reuniões teremos várias pessoas lendo e pesquisando e assistindo coisas diferentes. Para organizar uma reunião onde todos possam trocar idéias, o método será o de estabelecer, para cada encontro, um texto comum, que não está nos módulos mas que será discutido pelos presentes. Essa será uma leitura um pouco mais leve (artigos, trechos pequenos de livros, de maneira que todos tenhamos tempo de ler nossos livros e mais esses textos comuns), mas uma leitura que levante pontos de discussão.

– a idéia é produzir, pelo menos no fim de cada semestre, algum material escrito e publicável. Assim, queremos manter um rigor nas discussões, e uma disciplina nas leituras. Por isso, estabelecemos como “obrigatório” que os membros do grupo sempre levem para as reuniões algum texto escrito, e a sugestão é pelo menos uma ficha de leitura. Com isso, vamos criando o hábito da escrita, que ajuda e muito a organizar pensamentos. Essa ficha de leitura também ajuda nos debates. Uma sugestão é que a cada reunião uma pessoa diferente apresente o texto lido em comum, levantando os pontos de discussão. Falando de coisas “obrigatórias”, também queremos que a presença nas reuniões seja obrigatória! Isso pra podermos criar um grupo constante e organizado, pra não ficar sempre uma dúvida sobre quem aparece quando.

– É lógico que os “auto-exilados” ou os “sem tempo” e sem horário disponível não estão excluídos do processo! Queremos que essa lista também funcione como um espaço de discussão, por isso os que estão longe podem acompanhar os textos lidos, e participar, escrevendo (mas aqueles que se comprometerem em ir às reuniões, não podem faltar!). O blog também deve servir para isso. É também flexível o momento em que cada um decide entrar no grupo de pesquisa, é só decidir o módulo em que ele está apto a começar.

– como não dá pra discutir cinema sem assistir filmes, estamos fazendo uma campanha de criação de DVDteca! Quem puder copiar filmes, baixar da internet, doa uma cópia pro Grav, e essa cópia circula entre os membros, pra dar concretude à leitura!

Bom, acho que o espírito do grupo é esse! Agora, as questões práticas:

– horário das reuniões: até o semestre acabar, ficam as reuniões quinzenais, nas sextas-feiras, às 18h30. Entre os que estávamos lá, decidimos que a partir do semestre que vem as reuniões passam para as quartas-feiras, às 18h30.

– as cópias dos textos: muitos dos livros do programa estão disponíveis na Biblioteca da Ufes. Mas o Curtiss também vai xerocar os textos e deixar no escaninho dele, na sala dos professores do departamento, dentro de um envelope escrito Grav. Esta semana, pelo que eu entendi, ele vai deixar o “Consciência crítica…” e o texto comum da próxima reunião (vou fazer um suspense, e mais adiante eu digo qual vai ser!). Quem escolheu começar por um livro diferente, manda um e-mail pedindo a cópia, se for necessário. Mas atenção! Vamos sempre pensar nos coleguinhas, e devolver a cópia. Pegou, xerocou, devolveu (no mesmo lugar)!

– agora, a próxima reunião: está marcada para a sexta-feira 20 de junho, às 18h30, na sala de reunião dos professores do departamento de Comunicação, no Cemuni 5. O texto lido por todos será a introdução do livro Estética e Semiótica do Cinema, de Yuri Lotman. Lembrem: ficha de leitura!!!

Bom, acho que é mais ou menos isso. Se eu esqueci de alguma coisa, complementem, e se alguma coisa ficou mal-esclarecida, perguntem!

Ah, retomamos a prática do Grav de levar lanchinho pras reuniões! O Ronald vai levar o café, e cada um leva um biscoitinho gostoso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s