O Núcleo de Produção do Grav já realizou sua primeira reunião! Foi na quinta-feira, 15/05. Segue o resumo da ópera, para os que não puderam aparecer:

Discutimos algumas idéias para programas de TV. Foram seis propostas, um sobre filosofia, um sobre relação dos estudantes com a política, um sobre a mídia, um sobre imagem e representação, um sobre antropologia visual e outro sobre arquitetura e as mudanças na paisagem de Vitória. Para organizar essas idéias, decidimos que cada programa teria um responsável, uma pessoa pra cuidar do projeto do início ao fim, garantindo que ele aconteça, e elaborando ou somente organizando roteiros.

Encontrando essa pessoa, o próximo passo seria botar no papel, de forma detalhada, um projeto do programa pensando em todas as necessidades, cronograma, formato, abordagem e o que mais for preciso pro programa acontecer. Depois, o projeto é apresentado ao grupo e quem quiser ajudar de alguma forma se manifesta.

Sobre os programas:
– Pro programa de filosofia o responsável seria o Bruno Greggio, um estudante de filosofia que anda meio sumido ultimamente mas que já havia começado a escrever o projeto.
– Pro de estudantes e política, Karina e Jacyara pensaram que o Fred seria um bom nome, ficamos no aguardo da resposta dele.
– Pro programa sobre mídia, surgiu o nome do professor Rafael Paes, o Hugo ficou de fazer o contato com ele e explicar a proposta.
– O programa de imagem e representação, o Hugo ficou como responsável e logo deve terminar de escrever o projeto.
– O programa de antropologia visual ficaria com a professora Mirela, do departamento de Ciencias Sociais, mas o Rodrigo fez o contato e ela já adiantou que não está com tempo pra assumir.

– Pro programa de arquitetura,  Maria Ines ficou de conversar com o professor Milton, que demonstrou interesse pelo projeto e esperava nossa organização interna começar a conversar.
– Programa Olhares: O Rodrigo lançou a idéia e já começou a correr atrás no sentido de mapear a produção de vídeos na Ufes, a fim de montar uma grade de exibição com eles, e que também poderá ser a continuação/reestruturação do programa “Olhares” (um programa que já existe na TV Ufes) que, ao que tudo indica, anda meio parado.
Sobre as oficinas:
Pensamos em organizar oficinas na medida em que surgisse a necessidade dentro de cada projeto de programa, há uma série de parceiros que estariam dispostos a dar oficinas nas áreas de edição, operação de camera, fotografia, roteiro e iluminação.

Como prazo final para entrega desses projetos escritos, escolhemos o dia 29 deste mês.

Para ler:
Vamos compartilhar um livro (Manual do Vídeo, do Rudi Santos) com informações mais técnicas sobre o trabalho com vídeo, é uma base pra quem tem interesse. Aqui também tem uns links legais sobre roteiro: Roteiro de Cinema e um texto do Jorge Furtado

Maria Ines ficou de elaborar uma proposta mais geral, contendo tudo isso, pensando e definindo a participação do Núcleo de Produção do Grav dentro da TV Ufes. Esses programas, inicialmente, compõem vários quadros de curta duração de um programa do Grav, ainda sem nome e sem duração pré-determinada. Depois, se o caldo engrossar, cada programa vai ganhando sua independência e tomando outros caminhos.

Anúncios

»

  1. Fernando Graf disse:

    Como vão, nobres amigos e companheiros? Os mais ‘antigos’ podem explicar quem sou eu (se ainda lembrarem de mim).
    Quem bom que o Grav tem se desenvolvido bastante. Justamente por isso gostaria de pedir que, na medida do possível, colocassem as produções no YouTube, Google Video, etc, para que eu possa acompanhar e apreciar os trabalhos de vocês.

    Abraços e boa sorte.

  2. lorrainy melo disse:

    olá gostaria de saber se é possivel eu fazer parte desse grupo de estudos??
    sou aluna da ueg do curso de historia

    abraços

  3. lorrainy melo disse:

    Núcleo de Produção Audiovisual
    gostaria de fazer parte do grupo de estudo
    o que devo fazer??
    sou aluna de historia da ueg

    abraços

  4. Grav disse:

    Oi Lorrainy!

    UEG é a Universidade Estadual de Goiás?

    Bom, o núcleo de produção na verdade está meio parado, ainda não produziu nada de fato. O grupo de estudo se reúne toda segunda-feira, às 18h30, e nessa semana terminou de debater todos os livros do módulo 1. Pelo que entendi você não está em Vitória, então minha sugestão é que você acompanhe o grupo lendo os textos que nós estamos lendo – a relação completa está aqui: https://grupograv.wordpress.com/2008/06/11/curso-intermitente-de-estudos-audiovisuais/
    Aí você manda dúvidas e comentários no próprio blog, ou pro e-mail grupograv@gmail.com!

    Vai ser legal sua participação!

  5. Lincoln disse:

    Olá…
    Boa tarde a todos, na verdade sou novo no estado, estou morando em vitória “Jardim camburi” já trabalhe na aréa de tv “Record e outras…” estou pricurando uma faculdade de audio visual e gostaria de adqirir conhecimento e ajudar dentro do possivel …
    Espero poder fazer parte e somar nesse grupo!

    Forte abraço e aguardo um contato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s